Entendendo a estrutura da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. Esse órgão é o responsável pela proteção do nosso corpo contra atrito, patógenos, perda excessiva de água e também atua em sua termorregulação. Esse órgão contém receptores que nos dão a percepção de dor, tato, temperatura e pressão. A título de curiosidade, a pele representa cerca de 12% da massa seca de um ser humano.

Ela apresenta uma estrutura em duas camadas: a epiderme e a derme. Abaixo disso, encontram-se a hipoderme, que são nossas células adiposas, e mais abaixo, a nossa musculatura.

A epiderme é a camada mais externa e é formada por cinco outras camadas: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo. É nessa camada que os cosméticos agem.

O estrato córneo, que é o mais externo, é constituído por células mortas queratinizadas. As células são achatadas, anucleadas e lembram escamas. Essa camada funciona como uma barreira física contra patógenos e agentes químicos. Sua espessura varia conforme a parte do corpo analisada, sendo maior nas mãos, pés e outras partes que são mais sujeitas ao atrito. O estrato córneo encontra-se em constante descamação, e é ela que pode ser removida quando fazemos esfoliações físicas.

O estrato lúcido encontra-se abaixo do córneo, entretanto, só é possível visualizá-lo em locais onde a pele é mais grossa, como nas palmas das mãos e solas dos pés. Suas células são mortas, transparentes, achatadas e anucleadas.

O estrato granuloso tem células achatadas e apresentam grânulos de querato-hialina. As terminações nervosas chegam até no máximo esse estrato.

O estrato espinhoso apresenta células ligadas através de desmossomos, conferindo assim resistência ao tecido e um aspecto espinhoso pras células.

O estrato germinativo, também chamado de camada basal, contém as células-tronco da epiderme e é a sua camada mais profunda. Esse estrato forma as células que darão origem a todas as camadas mais superiores. As células formadas nesse estrato vão sendo se diferenciando e subindo para as camadas mais superiores, sofrendo modificações morfológicas e nucleares até chegar no estrato córneo.

É nesse estrato que estão contidos os melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina. A melanina é responsável pela diferença de cor entre as pessoas. Uma pessoa de pele negra possui mais melanócitos ativos que uma pessoa de pele branca.


Após a epiderme, encontramos a derme, que é formada por tecido conjuntivo e nela estão localizados os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos, folículos pilosos e as glândulas sudoríparas e sebáceas. As principais células encontradas nessa camada são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. São as fibras da derme (formadas por colágeno e elastina) que conferem resistência e elasticidade à pele. Os vasos sanguíneos da derme são responsáveis pela nutrição e oxigenação tanto das células dérmicas quanto das células epidérmicas. A derme também é dividida em camadas: a camada papilar e a camada reticular.

A camada papilar, que fica logo abaixo da epiderme, possui projeções que se encaixam na camada basal da epiderme. A camada reticular é a camada mais espessa, que é constituída por um tecido conjuntivo mais denso.

Abaixo da derme, encontramos o tecido subcutâneo, conhecido também como tecido adiposo subcutâneo. Esse tecido não faz parte da pele, mas representa a região de união da pele com outros órgãos.

Algumas estruturas são associadas à pele: pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas. Os pelos são estruturas compostas por duas ou três partes: a cutícula e o córtex em todos e a medula em alguns. Eles crescem em estruturas denominadas folículos pilosos. As unhas são compostas por células bastante compactadas e ricas em queratina. As glândulas sebáceas são responsáveis por liberar nosso sebo e geralmente estão localizadas acopladas aos folículos pilosos. As glândulas sudoríparas são glândulas tubulares que eliminam suor e estão localizadas em todo o corpo (exceto nos lábios, nos leitos ungueais e tímpanos).


0 visualização

COSMÉTICOS ARTESANAIS GAIA

©2020 by GAIA Cosméticos

GUIMARÃES COMÉRCIO DE COSMÉTICOS LTDA,

CNPJ nº 36.027.587/0001-70

Rua Santos Dumont 2166 Sala 801 / Maringá-PR

Prazo de entrega: de 3 a 10 dias úteis, consulte o prazo da sua localidade.

(44) 9 9942 7959

pedidos.gaiacosmeticos@gmail.com